Thursday, December 01, 2005
  Sufjan Stevens e Matthew Herbert
Está ai o novo álbum do norte americano Sufjan Stevens, que desta vez nos convida a conhecer o estado de Illinoise, conhecer os seus habitantes e descobrirmos os seus hábitos, sejam eles simples, complexos, extravagantes, bonitos, vulgares ou simplesmente idiotas. A música e as palavras raramente separam-se, a composição tem a capacidade de surpreender o ouvinte, as orquestrações provocam arrepios de prazer... no fundo a produção é surpreendente e resultado final só podia ser um dos melhores álbuns pop-folk dos últimos tempos. A premissa de Sufjan é simples: conhecer os estados norte americanos, assimilar os mais pequenos pormenores e converter toda a informação recolhida no terreno em palavras e música a condizer. Sufjan é um song writer caixeiro-viajante que assimila tudo o que vê e sente, seja cultura urbana -e todos os seus aspectos mais decadentes- como consegue vibrar com a mais parola simplicidade da vida no campo, ele ama, canta, chora, pensa, abstrai-se e sonha... é humano e não tem problema em enriquecer a sua música com a sua experiência de vida. Illinoise, apesar da aparente simplicidade, é um exercício de paciência para quem o ouve, as orquestrações são exuberantes e muitas vezes contrastam com com a simplicidade de outros temas erguidos com uma guitarra e um banjo; as letras muitas das vezes têm um duplo significado e confundem -o ouvinte tem um papel interveniente: descodificar as letras!- fazendo com que tudo resulte num trabalho em que simples nem sempre seja a palavra correcta para descrever esta viagem de 70 minutos pelo coração da América. Illinoise é, indiscutivelmente, um momento alto não só da Pop como do ano de 2005!


Vejam só quem serve a ementa: Matthew Herbert. É o regresso de um dos produtores mais importantes, mais influentes e talentosos da actualidade e desta vez o ponto de partida da acção é... a comida!! Ele já andou as voltas com a house -"100Ib", "Arround the House"-, pela electrónica experimental -Radioboy-, explorou os sons do corpo -como consequência recebemos em 2001 um dos álbuns mais importantes da década: "Bodily Functions"- já construiu diários sonoros -Doctor Rockit- e, como sempre demonstrou fascínio pelas Big Bands, teve de ter a sua Matthew Herbert Big Band. Como produtor revela ter ambição, orientação (política ou filosófica) e capacidade de organização sonora suficiente para se lançar à experiência e manipular a matéria prima como bem entende (sejam instrumentos ou sons banais captados na rua ou no estúdio), como é o caso, uma vez mais, do seu mais recente trabalho de originais: Plat du Jour. A comida e a indústria alimentar são desta vez o alvo das atenções: para além do sentido político que Herbert aparentemente atribui aos títulos das músicas, os sons de alimentos -ou sons do campo- são manipulados vezes sem conta até surgir uma cadência ou uma melodia, havendo pelo meio um intervalo na refeição chamado "Celebrity" que, aparentemente nada tem a ver com a restante ementa, surge como uma crítica mordaz às vedetas que expõem-se compulsivamente aos media... A música -quando assim se pode chamar- é de difícil assimilação, apesar do conceptualismo, a "calda" aqui contida é claramente diferente de outros trabalhos de Herbert e o brilho é visivelmente menor. A capacidade de organização sonora de Herbert continua intacta mas o resultado final deixa nos ligeiramente desiludidos e a pensar no estilo de produção prodigioso de "Bodily Functions" ou "Goodbye Swingtime", que aqui simplesmente não existe... Apesar de tudo, ainda há aqui muita matéria de estudo para muitos produtores-aprendizes e pormenores suficientemente interessantes de serem ouvidos por todos os amantes de música eletrônica.
 
Comments: Post a Comment

<< Home



ARQUIVO 2005


  • VOLTAR À PAGINA PRINCIPAL

  • ARQUIVO
    Arquivo: 2006 < > Página principal


    DISCO DO ANO 2005
    Fat Freddy's Drop: "Based On A True Story"
  • O álbum de estreia do colectivo neo-zelandês reforça definitivamente a personalidade sonora do projecto e em simultâneo realça a dinâmica adquirida em palco, criando momentos edílicos, envolvendo os ouvintes na deliciosa fusão entre o Reggae, Dub, Jazz e a Soul. O som é quente criando um universo onde as histórias de amor junto à praia enriquecem o nosso imaginário; um aroma doce de um perfume desconhecido paira no ar e confunde os sentidos deixando-nos à beira de um ataque romântico onde o calor conduz à nudez inocente. O amor solta-se! A música cumpre uma vez mais a sua missão enquanto arte... dar prazer a quem a ouve. Aqui respira-se a liberdade criativa de um colectivo que soube almejar a sabedoria dos velhos de Kingston e a capacidade de sintetizar a matriz cultural da música negra, refrescando-a com uma visão futurista, no entanto eloquente, da música popular. Essencial!


    MÚSICAS 2005
  • GB "SIMPLY SO" ft STEVE SPACEK (SA-RA REMIX)
  • AMERIE "ONE THING"
  • MISSY ELIOTT "ON,ON"
  • FLANGER "FUNERAL MARCH"
  • BLACKAI "AFRO SPACE"
  • STEREOTYP meets AL HACA "BLAZE N' COOK" (PETER KRUDER REMIX)
  • ROMAN FLUGEL "GETS NOCH?"
  • THIVERY CORPORATION "MARCHING THE HATE MACHINE"
  • OUTLINES "JUST A LITTLE LOVIN"
  • MARKUS KIENZEL "LIKE A GHOST"
  • KING BRITT "KING'S ON TIME MIX" (KEEPINTIME)
  • GORILLAZ "DARE"
  • JOSÉ GONZALEZ "HINTS"
  • BOOZOO BAJOU "TAKE IT SLOW"
  • ROYKSOPP "ONLY THIS MOMENT"
  • JUKKA ESKOLA "GO TIME"
  • STEVE SPACEK "DOLLAR"
  • DAMIEN MARLEY "ROAD TO ZION"
  • KELLY POLLAR "MY BEAUTY IN THE MOON"
  • DWIGHT TRIBLE & THE LIFE FORCE TRIO "WAVES OF INFINITE HARMONY"
  • PRINS THOMAS "GOETTSCHING"
  • RECLOOSE "DUST"
  • POVO "UAM UAM"
  • THE FIVE CORNERS QUINTET "THREE CORNERS"
  • STROMBA "TICKLE ME DUB"
  • MICATONE "NOMAD"
  • DAFT PUNK "TECNOLOGIC" (VITALIC REMIX)
  • LINDSTROM "I FEEL SPACE"


    BLOGS DA CONCORRÊNCIA
    DEEP LOUNGE
  • < > DEEPER & SOUL < > ASSALTO SONORO < > HIP HOP ONE < > BAR LOUNGE < > PRIMOUZ < > MINIMAL LAND < > CHAFARICA < > ARTE DEL POP < > GRANDES SONS < > CLUB JOURNEYS < > ISO 800 < > SONS DE MÚSICA < > LÁGRIMA PSICODÉLICA < > PLAY IT AGAIN < > BLOG DO BIDÉ < > FESTIM NU < > CADERNO DE CORDA < > BEBEDEIRAS DE JAZZ < > THE BEAT CONNECTION CLUB < > ZWEI BUFEN INS BUFARDEN < > CONTRA CAMPO < > BRAIN MIXER < > BLOGOUVE-SE < > TAKE A BREAK < > BLOG DO MOUCO < > GRAVILHA < > ESCUTA-ME < > SOM-ACTIVO < > SOFÁ LARANJA < > COOL 2 RA < > HIT DA BREAKZ < > O SOM E A FÚRIA < > P0WER UP < > CELOFANE < > MPC4000 < > INTERVENÇÕES SONORAS < > MAJOR ELECTRICO < > BEAT BOX < > ISABELLE CHASE OTELO SARAIVA DE CARVALHO < > SOUND MUSIC < > KOMBATE < > SOUND + VISION < > O PUTO - O TIPO - O TÓTÓ < > PLANETA POP < > MISS POP MARIA < > REC POP < > OLHARES SOBRE O HIP-HOP < > A FORMA DO JAZZ < > BLUE RED & DARK < > 100Th WINDOW < > GONN1000 < > PENSAMENTOS CORRENTES... PENSAMENTOS PENDENTES < > apARTES < > ECLETISMO MUSICAL < > THREE 4 FIVE < > ACISUM/MUSICA < > KRAAK FM <'+++< < > CADÊNCIAS < > JAZZ-IN < > 2+2=5 < > 4MUZIQUE < > ***THE TRACKER*** < > CLUBE MERCADO < > MUNDO URBANO < > CAIXA DE RITMOS < > QUARK! QUARK! < > SUB URBANO < > BIG BLACK BOAT < > A VIDA SÃO 2 DIAS, CARNAVAL 3 E A KEIMA 7 < > PASMOS FILTRADOS < > O GATO CÓSMCO < > ANIME PT < > ALFINETE DE PEITO < > O BLOG DO BURRO < > APOCALIPSE JÁ! < > JULGAMENTO PÚBLICO


    OUTROS LINKS
    JELLY JAZZ < > WE GO FUNK < > BORN TO JAZZ MOVEMENT < > SYMBIOSE < > POSITIVE VIBES < > FLUR < > ANANANA < > JOJO's < > RÁDIO OXIGÉNIO < > R.U.COIMBRA < > RUA DE BAIXO < > WW GILLES PETERSON : BBC Radio 1 < > PITCHFORK < > BODYSPACE < > ANIME Portugal < > MUNDO BIZZARE < > O NU-JAZZ E A SOUL... < > I.n.f.i.l.t.r.a.t.i.o.n. < > MAGIC & ACCIDENT < > COMPOST RECORDS < > SONAR KOLLEKTIV < > NINJA TUNE < > BASIC SOUL < > SSOUL SEDUCTION < > BLUE NOTE < > Star Trek < > PORTUGAL NO SEU MELHOR!


    MOTOR DE BUSCA
    Google
    Procurar na Web Procurar no domínio


    REFLEXÕES
    "Em geral, sempre que há algo melhor, há também algo óptimo. Mas, dado que entre as coisas que existem, uma é melhor que outra, há também uma coisa óptima, e esta seria a divina. "
    Aristótles


    "De todas as artes que conseguem crescer no solo de uma dada cultura, a música é a última das plantas a germinar, talvez porque é a mais interiorizada, e, por conseguinte, aquela cuja época vem mais tarde -é o Outono e a desfloração dessa cultura. A alma da Idade Média cristã só encontrou a sua expressão mais acabada na arte dos mestres holandeses: a arquitectura musical por eles elaborada é a irmã póstuma, não obstante legítima e igual em direitos, da arte gótica. Foi só na música de Haendel que tomou forma musical aquilo que de melhor havia na alma de Lutero e dos seus, esse acento judaico-heróico que deu à Reforma um certo ar de grandeza: o Antigo Testamento faz música, o novo não. Mozart, o primeiro, restituiu em metal soante todas as aquisições do século de Luís XIV e a arte de um Racine e de um Claude Lorrain. É na música de Beethoven e de Rossini que a melodiosamente respira o século de XVIII, o século do devaneio, do ideal destruído, da fugaz felicidade. Toda a verdadeira música, toda a música original, é um canto do cisne. Talvez a nossa música moderna, seja qual for o seu império, e a sua tirania, tenha diante de si apenas um curto espaço de tempo, porque surgiu de uma cultura cujo solo minado rapidamente se afunda, de uma cultura que em breve será absorvida."
    Friedrich Nietzsche In Nietzsche Contra Wagner.


    NÚMERO DE VISITAS


    Locations of visitors to this page

    PUBLICIDADE





    Powered by Blogger


    Estou no Blog.com.pt




    PT Bloggers a directoria de blogs Portugueses






    Blogarama - The Blog Directory








    referer referrer referers referrers http_referer






    (C) 2005