Friday, December 23, 2005
  SOFA SURFERS "SOFA SURFERS"
“The Red Album”? Ou um álbum simplesmente intitulado "Sofa Surfers"? Dúvidas poderão surgir nos próximos tempos sobre o título do mais recente registo de originais dos austríacos Sofa Surfers. Isto se ficarmos pela discussão sobre o título e capa do disco, porque o conteúdo levantará muitas reticencias a muitos “consumidores” que desde os meados de 90 se familiarizaram com o som de Viena ou com o som caracteristico dos Sofa Surfers.
Depois de três álbuns complexos, ruidosos, robustos e sujos, construídos em torno dos efeitos narcótico do Dub e ritmos estruturados em premissas Hip-Hop, o projecto de Viena decidiu procurar novos pontos de partida e dessa forma encontrar novos pontos de chegada. No seu som tumultuoso sempre encontramos algum fascínio pelo Rock industrial, sujo e perturbado, e, no caso de “Encounters”, uma nova obsessão: a Soul. Talvez, e volvidos três anos e meio em que o projecto esteve parado (em que alguns elementos se dedicaram a projectos individuais) tenha surgido a vontade de dar uma volta de 90 graus à sonoridade única dos Sofa Surfers.
Ao quarto álbum, Wolfgang Schlögl, Markus Kienzl, Michael Holzgruber e Wolfgang Frisch (parece que existe um quinto elemento: Timo Novotny), decidiram arrumar boa parte dos computadores, depurar o seu som e reduzi-lo a uma estrutura mais básica.
Agora surgem canções sustentadas apenas por sons de bateria, guitarra e baixo. O espaço sonoro tornou-se mais amplo, permitindo ao ouvinte respirar onde antes o ar era rarefeito -e onde imperava a claustrofobia deparamos-nos agora com um lugar mais arejado e um ambiente mais evolvente. O projecto ganha maior transparência tornando-se numa banda que consegue realizar em palco, com maior simplicidade, o que agora editou em estúdio.
Apesar da transformação, existem ainda marcas que nos permite identificar esta música com a que antes era praticada. Ocasionalmente surgem os baixos robustos, os ritmos da bateria marcam uma cadência forte (e bem demarcada) e a melancolia continua instalada.
Ao convidarem o cantor, dançarino e coreógrafo Mani Obya a dar voz a todos os temas, os Sofa Surfers pretenderam criar uma uniformidade vocal a toda a estrutura sonora do álbum, sobrepondo uma voz com claras inspirações na Soul sobre um manto de influxo pós-rock. Como diria o próprio Wolfgang Schlögl durante as gravações: “like a hardcore band after the noise has abated“. Quase que uma bonanza depois da tempestade...
Apesar de tudo, a música dos Sofa Surfers parece continuar a viver na terra de ninguém, onde colar rótulos torna-se uma tarefa ingrata e onde os senhores das nomenclaturas cometerão muitos erros... Por isso mesmo, esta musica feita por estes senhores continuará sempre afastada de lugares comuns e continuará a ser única. Continuará também a ser ambígua, sem se saber se é música de sofá para dias de evidente sabatismo ou música capaz de invadir salas de espectáculo. Certo é que é envolvente e provavelmente terá espaço para qualquer sitio, apesar de estar num espaço que não é sitio nenhum...
 
Comments: Post a Comment

<< Home



ARQUIVO 2005


  • VOLTAR À PAGINA PRINCIPAL

  • ARQUIVO
    Arquivo: 2006 < > Página principal


    DISCO DO ANO 2005
    Fat Freddy's Drop: "Based On A True Story"
  • O álbum de estreia do colectivo neo-zelandês reforça definitivamente a personalidade sonora do projecto e em simultâneo realça a dinâmica adquirida em palco, criando momentos edílicos, envolvendo os ouvintes na deliciosa fusão entre o Reggae, Dub, Jazz e a Soul. O som é quente criando um universo onde as histórias de amor junto à praia enriquecem o nosso imaginário; um aroma doce de um perfume desconhecido paira no ar e confunde os sentidos deixando-nos à beira de um ataque romântico onde o calor conduz à nudez inocente. O amor solta-se! A música cumpre uma vez mais a sua missão enquanto arte... dar prazer a quem a ouve. Aqui respira-se a liberdade criativa de um colectivo que soube almejar a sabedoria dos velhos de Kingston e a capacidade de sintetizar a matriz cultural da música negra, refrescando-a com uma visão futurista, no entanto eloquente, da música popular. Essencial!


    MÚSICAS 2005
  • GB "SIMPLY SO" ft STEVE SPACEK (SA-RA REMIX)
  • AMERIE "ONE THING"
  • MISSY ELIOTT "ON,ON"
  • FLANGER "FUNERAL MARCH"
  • BLACKAI "AFRO SPACE"
  • STEREOTYP meets AL HACA "BLAZE N' COOK" (PETER KRUDER REMIX)
  • ROMAN FLUGEL "GETS NOCH?"
  • THIVERY CORPORATION "MARCHING THE HATE MACHINE"
  • OUTLINES "JUST A LITTLE LOVIN"
  • MARKUS KIENZEL "LIKE A GHOST"
  • KING BRITT "KING'S ON TIME MIX" (KEEPINTIME)
  • GORILLAZ "DARE"
  • JOSÉ GONZALEZ "HINTS"
  • BOOZOO BAJOU "TAKE IT SLOW"
  • ROYKSOPP "ONLY THIS MOMENT"
  • JUKKA ESKOLA "GO TIME"
  • STEVE SPACEK "DOLLAR"
  • DAMIEN MARLEY "ROAD TO ZION"
  • KELLY POLLAR "MY BEAUTY IN THE MOON"
  • DWIGHT TRIBLE & THE LIFE FORCE TRIO "WAVES OF INFINITE HARMONY"
  • PRINS THOMAS "GOETTSCHING"
  • RECLOOSE "DUST"
  • POVO "UAM UAM"
  • THE FIVE CORNERS QUINTET "THREE CORNERS"
  • STROMBA "TICKLE ME DUB"
  • MICATONE "NOMAD"
  • DAFT PUNK "TECNOLOGIC" (VITALIC REMIX)
  • LINDSTROM "I FEEL SPACE"


    BLOGS DA CONCORRÊNCIA
    DEEP LOUNGE
  • < > DEEPER & SOUL < > ASSALTO SONORO < > HIP HOP ONE < > BAR LOUNGE < > PRIMOUZ < > MINIMAL LAND < > CHAFARICA < > ARTE DEL POP < > GRANDES SONS < > CLUB JOURNEYS < > ISO 800 < > SONS DE MÚSICA < > LÁGRIMA PSICODÉLICA < > PLAY IT AGAIN < > BLOG DO BIDÉ < > FESTIM NU < > CADERNO DE CORDA < > BEBEDEIRAS DE JAZZ < > THE BEAT CONNECTION CLUB < > ZWEI BUFEN INS BUFARDEN < > CONTRA CAMPO < > BRAIN MIXER < > BLOGOUVE-SE < > TAKE A BREAK < > BLOG DO MOUCO < > GRAVILHA < > ESCUTA-ME < > SOM-ACTIVO < > SOFÁ LARANJA < > COOL 2 RA < > HIT DA BREAKZ < > O SOM E A FÚRIA < > P0WER UP < > CELOFANE < > MPC4000 < > INTERVENÇÕES SONORAS < > MAJOR ELECTRICO < > BEAT BOX < > ISABELLE CHASE OTELO SARAIVA DE CARVALHO < > SOUND MUSIC < > KOMBATE < > SOUND + VISION < > O PUTO - O TIPO - O TÓTÓ < > PLANETA POP < > MISS POP MARIA < > REC POP < > OLHARES SOBRE O HIP-HOP < > A FORMA DO JAZZ < > BLUE RED & DARK < > 100Th WINDOW < > GONN1000 < > PENSAMENTOS CORRENTES... PENSAMENTOS PENDENTES < > apARTES < > ECLETISMO MUSICAL < > THREE 4 FIVE < > ACISUM/MUSICA < > KRAAK FM <'+++< < > CADÊNCIAS < > JAZZ-IN < > 2+2=5 < > 4MUZIQUE < > ***THE TRACKER*** < > CLUBE MERCADO < > MUNDO URBANO < > CAIXA DE RITMOS < > QUARK! QUARK! < > SUB URBANO < > BIG BLACK BOAT < > A VIDA SÃO 2 DIAS, CARNAVAL 3 E A KEIMA 7 < > PASMOS FILTRADOS < > O GATO CÓSMCO < > ANIME PT < > ALFINETE DE PEITO < > O BLOG DO BURRO < > APOCALIPSE JÁ! < > JULGAMENTO PÚBLICO


    OUTROS LINKS
    JELLY JAZZ < > WE GO FUNK < > BORN TO JAZZ MOVEMENT < > SYMBIOSE < > POSITIVE VIBES < > FLUR < > ANANANA < > JOJO's < > RÁDIO OXIGÉNIO < > R.U.COIMBRA < > RUA DE BAIXO < > WW GILLES PETERSON : BBC Radio 1 < > PITCHFORK < > BODYSPACE < > ANIME Portugal < > MUNDO BIZZARE < > O NU-JAZZ E A SOUL... < > I.n.f.i.l.t.r.a.t.i.o.n. < > MAGIC & ACCIDENT < > COMPOST RECORDS < > SONAR KOLLEKTIV < > NINJA TUNE < > BASIC SOUL < > SSOUL SEDUCTION < > BLUE NOTE < > Star Trek < > PORTUGAL NO SEU MELHOR!


    MOTOR DE BUSCA
    Google
    Procurar na Web Procurar no domínio


    REFLEXÕES
    "Em geral, sempre que há algo melhor, há também algo óptimo. Mas, dado que entre as coisas que existem, uma é melhor que outra, há também uma coisa óptima, e esta seria a divina. "
    Aristótles


    "De todas as artes que conseguem crescer no solo de uma dada cultura, a música é a última das plantas a germinar, talvez porque é a mais interiorizada, e, por conseguinte, aquela cuja época vem mais tarde -é o Outono e a desfloração dessa cultura. A alma da Idade Média cristã só encontrou a sua expressão mais acabada na arte dos mestres holandeses: a arquitectura musical por eles elaborada é a irmã póstuma, não obstante legítima e igual em direitos, da arte gótica. Foi só na música de Haendel que tomou forma musical aquilo que de melhor havia na alma de Lutero e dos seus, esse acento judaico-heróico que deu à Reforma um certo ar de grandeza: o Antigo Testamento faz música, o novo não. Mozart, o primeiro, restituiu em metal soante todas as aquisições do século de Luís XIV e a arte de um Racine e de um Claude Lorrain. É na música de Beethoven e de Rossini que a melodiosamente respira o século de XVIII, o século do devaneio, do ideal destruído, da fugaz felicidade. Toda a verdadeira música, toda a música original, é um canto do cisne. Talvez a nossa música moderna, seja qual for o seu império, e a sua tirania, tenha diante de si apenas um curto espaço de tempo, porque surgiu de uma cultura cujo solo minado rapidamente se afunda, de uma cultura que em breve será absorvida."
    Friedrich Nietzsche In Nietzsche Contra Wagner.


    NÚMERO DE VISITAS


    Locations of visitors to this page

    PUBLICIDADE





    Powered by Blogger


    Estou no Blog.com.pt




    PT Bloggers a directoria de blogs Portugueses






    Blogarama - The Blog Directory








    referer referrer referers referrers http_referer






    (C) 2005