Saturday, December 31, 2005
  JAZZANOVA "REMIXES 2002-2005"
Quantos discos serão necessários para perceber-se que um projecto falhou? Muitos dirão um, outros três ou quatro. Dependerá naturalmente da sensibilidade de cada um saber responder a essa questão, porque a perspicácia de leitura e interpretação de uns, poderá ser vista como precipitação analítica por outros. A questão é velha e é também a que tem criado fissuras entre os que defendem a opinião do público e os que valorizam a racionalidade dos críticos.
Mas a questão também poder-se-á colocar ao contrário: quantos discos serão necessários para um projecto demonstrar que vingou num mercado comilão? A resposta seria idêntica: um, ou até três ou quatro. No entanto a existência de várias sensibilidades, incluindo a lógica do mercado, torna possível uma unicidade de consenso em torno de determinados projectos como os Kruder & Dorfmeister, os Gotan Project, os Thivery Corporation ou os Jazzanova -projectos, que não fazendo música para massas, são já tolerados por uma boa fatia do mercado. Os primeiros dissiparam-se no tempo sem nunca provarem a capacidade de produção para além das remisturas; os segundos editaram um único registo de originais -por sinal bem acolhido pelo mercado- e parecem estar ainda agora a viver dos louros recolhidos em 2001, tardando a elaborar um segundo disco; os terceiros demonstraram ter um percurso irregular ao longo do tempo; os quartos serão talvez os únicos que já demonstraram quase tudo...
Poucos deverão ser os que serão capazes de por em causa o valor do colectivo de Berlim, que não só ergueram, juntamente com os K&D e os Thivery Corporation, um paradigma musical, como impuseram-se no mercado da forma menos convencional e que só mesmo os anos 90 poderiam por ao dispor em toda a sua plenitude artística uma forma muito pessoal de metamorfose sonora: a remistura. Através dela deram-se a conhecer e através dela ganharam reputação.
Como diria Ricardo Saló no seu artigo do Expresso: "...quem cedo se fez mestre dificilmente deixará de sê-lo." Apesar de muitos já terem provado o valor, acabaram por ser vitimas de um mercado cruel e ávido, conhecido por devorar a novidade e transformá-la em banalidade. Mas os Jazzanova sabem que a cedência é o primeiro passo para um caminho que poderá não ter retorno, continuando a preferir o refúgio no seu pequeno quartel general em Berlim onde, com independência, vão continuando a provar o seu valor. Seja na produção de temas para família Sonar Kollektiv, na produção própria ou como é uma vez mais o caso, a transformação pessoal do material alheio. Em "Remixes 2002-2005", os Jazzanova dão continuidade a uma das suas actividades favoritas: o exercicio de estilo na revisão de originais de gente como os Fat Fredys Drop, Heavy, Eddie Gale ou Calexico. Apesar não ter a força da primeira antologia, continua muitos níveis acima da convencional remistura que se pratica por ai, provando uma vez mais que o valor intrínseco que damos ao sexteto não é obra do acaso.
Comprem o cd original, só assim terão acesso a um link directo para poderem fazer um download de um mix especial dos Jazzanova que inclui algumas raridades interessantes.

Discografia Jazzanova:
The Remixes 2002-2005, Cd (2005)
...mixing, Cd (2004)
Let Your Heart Be Free, 12" (2004)
Glow & Glare / Dance The Dance, 12" (2004)
Remixed, 2xCd (2003)
Days To Come Remixes, 12" (2002)
Soon (part one), 12" (2002)
That Night Remixes, 12" (2002)
In Between, Cd (2002)
That Night / Days to Come, 12" (2001)
Reworks from Japan, 12" (2001)
The Remixes 1997-2000, 2xCd (2000)
Jazzanova EP 2, 12" (1998)
Jazzanova EP 1, 12" (1997)
www.jazzanova.net
www.sonarkollektiv.com
 
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ARQUIVO 2005


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    DISCO DO ANO 2005
    Fat Freddy's Drop: "Based On A True Story"
  • O álbum de estreia do colectivo neo-zelandês reforça definitivamente a personalidade sonora do projecto e em simultâneo realça a dinâmica adquirida em palco, criando momentos edílicos, envolvendo os ouvintes na deliciosa fusão entre o Reggae, Dub, Jazz e a Soul. O som é quente criando um universo onde as histórias de amor junto à praia enriquecem o nosso imaginário; um aroma doce de um perfume desconhecido paira no ar e confunde os sentidos deixando-nos à beira de um ataque romântico onde o calor conduz à nudez inocente. O amor solta-se! A música cumpre uma vez mais a sua missão enquanto arte... dar prazer a quem a ouve. Aqui respira-se a liberdade criativa de um colectivo que soube almejar a sabedoria dos velhos de Kingston e a capacidade de sintetizar a matriz cultural da música negra, refrescando-a com uma visão futurista, no entanto eloquente, da música popular. Essencial!


    MÚSICAS 2005
  • GB "SIMPLY SO" ft STEVE SPACEK (SA-RA REMIX)
  • AMERIE "ONE THING"
  • MISSY ELIOTT "ON,ON"
  • FLANGER "FUNERAL MARCH"
  • BLACKAI "AFRO SPACE"
  • STEREOTYP meets AL HACA "BLAZE N' COOK" (PETER KRUDER REMIX)
  • ROMAN FLUGEL "GETS NOCH?"
  • THIVERY CORPORATION "MARCHING THE HATE MACHINE"
  • OUTLINES "JUST A LITTLE LOVIN"
  • MARKUS KIENZEL "LIKE A GHOST"
  • KING BRITT "KING'S ON TIME MIX" (KEEPINTIME)
  • GORILLAZ "DARE"
  • JOSÉ GONZALEZ "HINTS"
  • BOOZOO BAJOU "TAKE IT SLOW"
  • ROYKSOPP "ONLY THIS MOMENT"
  • JUKKA ESKOLA "GO TIME"
  • STEVE SPACEK "DOLLAR"
  • DAMIEN MARLEY "ROAD TO ZION"
  • KELLY POLLAR "MY BEAUTY IN THE MOON"
  • DWIGHT TRIBLE & THE LIFE FORCE TRIO "WAVES OF INFINITE HARMONY"
  • PRINS THOMAS "GOETTSCHING"
  • RECLOOSE "DUST"
  • POVO "UAM UAM"
  • THE FIVE CORNERS QUINTET "THREE CORNERS"
  • STROMBA "TICKLE ME DUB"
  • MICATONE "NOMAD"
  • DAFT PUNK "TECNOLOGIC" (VITALIC REMIX)
  • LINDSTROM "I FEEL SPACE"


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    "De todas as artes que conseguem crescer no solo de uma dada cultura, a música é a última das plantas a germinar, talvez porque é a mais interiorizada, e, por conseguinte, aquela cuja época vem mais tarde -é o Outono e a desfloração dessa cultura. A alma da Idade Média cristã só encontrou a sua expressão mais acabada na arte dos mestres holandeses: a arquitectura musical por eles elaborada é a irmã póstuma, não obstante legítima e igual em direitos, da arte gótica. Foi só na música de Haendel que tomou forma musical aquilo que de melhor havia na alma de Lutero e dos seus, esse acento judaico-heróico que deu à Reforma um certo ar de grandeza: o Antigo Testamento faz música, o novo não. Mozart, o primeiro, restituiu em metal soante todas as aquisições do século de Luís XIV e a arte de um Racine e de um Claude Lorrain. É na música de Beethoven e de Rossini que a melodiosamente respira o século de XVIII, o século do devaneio, do ideal destruído, da fugaz felicidade. Toda a verdadeira música, toda a música original, é um canto do cisne. Talvez a nossa música moderna, seja qual for o seu império, e a sua tirania, tenha diante de si apenas um curto espaço de tempo, porque surgiu de uma cultura cujo solo minado rapidamente se afunda, de uma cultura que em breve será absorvida."
    Friedrich Nietzsche In Nietzsche Contra Wagner.


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